18 de julho de 2010

Jesus um dia falou ... "em verdade vos digo que quem não receber o reino de Deus como criança , de maneira nenhuma entrará nele" (Mc 10:15)

 Lembre-se que Deus lhe deu o mais puro dos sentimentos e o mais nobre de todos os dons , tire a nota máxima na escola da vida , aos olhos dEle .

O Último dia de vida...

 Naquela manhã, sentiu vontade de dormir mais um pouco. Estava cansado porque na noite anterior fora deitar muito tarde. Também                    não havia dormido bem. 

Teve um sono agitado. Mas logo abandonou a idéia de ficar um pouco mais na cama e se levantou, pensando na montanha de coisas que precisava fazer na empresa. 

Lavou o rosto e fez a barba correndo, automaticamente. Não prestou atenção no rosto cansado nem nas olheiras escuras, resultado das noites mal dormidas. Nem sequer percebeu um aglomerado de pelos teimosos que escaparam da lâmina de barbear. "A vida é uma seqüência de dias vazios que precisamos preencher", pensou enquanto jogava a roupa por cima do corpo. 

Engoliu o café da manhã e saiu resmungando baixinho um "bom dia", sem convicção. Desprezou os lábios da esposa, que se ofereciam para um beijo de despedida. 

Não notou que os olhos dela ainda guardavam a doçura de mulher apaixonada, mesmo depois de tantos anos de casamento. Não entendia por que ela se queixava tanto da ausência dele e vivia reivindicando mais tempo para ficarem juntos.
Ele estava conseguindo manter o elevado padrão de vida da família, não estava? Isso não bastava? Claro que não teve tempo para esquentar o carro nem sorrir quando o cachorro, alegre, abanou o rabo. Deu a partida e acelerou. 

Ligou o rádio, que tocava uma canção antiga do Roberto Carlos, "detalhes tão pequenos de nós dois... "Pensou que não tinha mais tempo para curtir detalhes tão pequenos da vida.
Pegou o telefone celular e ligou para sua filha. Sorriu quando soube que o netinho havia dado os primeiros passos. 

Ficou sério quando a filha lembrou-o de que há tempos ele não aparecia para ver o neto e o convidou para almoçar. Ele relutou bastante: sabia que iria gostar muito de estar com o neto, mas não podia, naquele dia, dar-se ao luxo de sair da empresa. Agradeceu o convite, mas respondeu que seria impossível. Quem sabe no próximo final de semana? Ela insistiu, disse que sentia muita saudade e que gostaria de poder estar com ele na hora do almoço. Mas ele foi irredutível: realmente, era impossível.
Chegou à empresa e mal cumprimentou as pessoas. A agenda estava totalmente lotada, e era muito importante começar logo a atender seus compromissos, pois tinha plena convicção de que pessoas de valor não desperdiçam seu tempo com conversa fiada. 

No que seria sua hora do almoço, pediu para a secretária trazer um sanduíche e um refrigerante diet. O colesterol estava alto, precisava fazer um check-up, mas isso ficaria para o mês seguinte. Começou a comer enquanto lia alguns papéis que usaria na reunião da tarde.
Nem observou que tipo de lanche estava mastigando. Enquanto engolia relacionava os telefonemas que deveria dar, sentiu um pouco de tontura, a vista embaçou. Lembrou-se do médico advertindo-o, alguns dias antes, quando tivera os mesmos sintomas, de que estava na hora de fazer um check-up. Mas ele logo concluiu que era um mal-estar passageiro.
Terminado o "almoço", escovou os dentes e voltou à sua mesa. "A vida continua", pensou. Mais papéis para ler, mais decisões a tomar, mais compromissos a cumprir. Nem tudo saía como ele queria. Começou a gritar com o gerente, exigindo que este cumprisse o prometido. Afinal, ele estava sendo pressionado pela diretoria. Tinha de mostrar resultados. Será que o gerente não conseguia entender isso?
Saiu para a reunião já meio atrasado. Não esperou o elevador. Desceu as escadas pulando de dois em dois degraus. 
Parecia que a garagem estava a quilômetros de distância, encravada no miolo da terra, e não no subsolo do prédio.
Entrou no carro, deu partida e, quando ia engatar a primeira marcha, sentiu de novo o mal-estar. Agora havia uma dor forte no                       peito. O ar começou a faltar... a dor foi aumentando... o carro desapareceu... os outros carros também... Os pilares, as paredes, a porta, a claridade da rua, as luzes do teto, tudo foi sumindo diante de seus olhos, ao mesmo tempo em que surgiam cenas de um filme que ele conhecia bem. Era como se o videocassete estivesse rodando em câmera lenta. Quadro a quadro, ele via esposa, o netinho, a filha e, uma após outra, todas as pessoas que mais 
gostava.
Por que mesmo não tinha ido almoçar com a filha e o neto? O que a esposa tinha dito à porta de casa quando ele estava saindo, hoje de manhã? Por que não foi pescar com os amigos no último feriado? A dor no peito persistia, mas agora outra dor começava a perturbá-lo: a do arrependimento. Ele não conseguia distinguir qual era a mais forte, a da coronária entupida ou a de sua alma rasgando.
Escutou o barulho de alguma coisa quebrando dentro de seu coração, e de seus olhos escorreram lágrimas silenciosas. 
Queria viver, queria ter mais uma chance, queria voltar para casa e beijar a esposa, abraçar a filha, brincar com o neto... 
queria... queria... mas não deu tempo.
Como está sua vida ? Qual o tempo que tem dedicado às coisas pequenas , mas importantes , da vida ? E Deus , em que lugar você o coloca ? Será que ...?
Lembre-se , são poucas as pessoas que tem uma segunda e "nova oportunidade" de vida para mudar e ... Pense nisso .

A Flor da Honestidade:

 Conta-se que por volta do ano 250 a.c, na China antiga, um príncipe da região norte do país, estava às vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo  com a lei, ele deveria se casar.
Sabendo disso, ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua proposta. No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio. Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários                    sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha  nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe. Ao chegar em casa e relatar o fato à jovem, espantou-se  ao saber que ela pretendia ir à celebração, e indagou incrédula : 

- Minha filha, o que você fará lá? Estarão presentes todas as mais belas ricas  moças da corte. Tire esta idéia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura. E a filha respondeu : 

- Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais  poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns  momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz. À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. Então,  finalmente, o príncipe anunciou o desafio : 

- Darei a cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China. A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de "cultivar" algo, sejam costumes, amizades, relacionamentos etc... O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que  se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se 
preocupar com o resultado. Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido. Dia após dia ela percebia cada vez  mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor. Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia brotado. Consciente do seu esforço e dedicação a moça comunicou a sua mãe  que,independente das circunstâncias retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe. Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores. Ela estava admirada, nunca havia presenciado tão bela cena. Finalmente chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa. As pessoas presentes tiveram  as mais inesperadas reações. Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado. Então, calmamente o príncipe  esclareceu: 

- Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz. A flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.
A honestidade é como uma flor tecida em fios de luz, que ilumina                    quem a  cultiva e espalha claridade ao redor 
- Que esta nos sirva de lição e independente de tudo e todas as situações vergonhosas que nos rodeiam , possamos ser luz para aqueles que nos cercam .

 - Aproveitem e leiam : Ef 5.9 ( pois o fruto da luz está ....) e Mt 5.16

O Valor da Bíblia!

 Há muitos anos, existiu um homem muito rico que no dia do seu aniversário convocou a criadagem a sua sala para receberem presentes.
    Colocou-os a sua frente na seguinte ordem: cocheiro, jardineiro, cozinheira, arrumadeira e o pequeno mensageiro. Em seguida dirigindo-se a eles, explicou o motivo de os haver chamado até ali e, por fim, fez-lhes uma pergunta, esperando de cada um a sua própria resposta. Essa foi a pergunta feita:
    - O que prefere você receber agora: esta Bíblia ou este valor em dinheiro?
    - Eu gostaria de receber a Bíblia. Respondeu pela ordem o cocheiro. 
    - Mas, como não aprendi a ler, o dinheiro me será bastante mais útil!
    Recebeu então a nota, de valor elevado na época, e agradeceu ao patrão. Esse pediu-lhe que permanecesse em seu lugar. 
    Era a vez do jardineiro fazer a sua escolha e, escolhendo bem as palavras, falou:
    - Minha mulher está adoentada e por esta razão tenho necessidade do dinheiro; em outra circunstância escolheria, sem 
    dúvida, a Bíblia.
    Como aconteceu com o primeiro, ele também permaneceu na sala após receber o valor das mãos do patrão. Agora, pela 
    ordem, falaria a cozinheira, que teve tempo de elaborar bem a sua resposta:
    - Eu sei ler, porém, nunca encontro tempo para sequer folhear uma revista; portanto, aceito o dinheiro para comprar um 
    vestido novo.
    - Eu já possuo uma Bíblia e não preciso de outra; assim, prefiro o dinheiro. Informou a arrumadeira, em poucas palavras.
    Finalmente, chegou a vez do menino de recados. Sabendo-o bastante necessitado, o patrão adiantou-se em dizer-lhe:
    - Certamente você também ira preferir dinheiro, para comprar uma nova sandália, não é isso, meu rapaz?
    - Muito obrigado pela sugestão. De fato estou precisando muito de um calçado novo, mas vou preferir a Bíblia. Minha mãe  me ensinou que a Palavra de Deus é mais desejável do que o ouro... Disse o pequeno mensageiro.
    Ao receber o bonito volume, o menino feliz o abriu e nisso caiu aos seus pés uma moeda de ouro. Virando outras paginas, foi deparando com outros valores em notas. Vendo isso, os outros criados perceberam o seu erro e envergonhados deixaram o recinto.                  
    A sós com o menino, disse-lhe comovido o patrão: "Que Deus o abençoe, meu filho, e também a sua mãe, que tão bem o ensinou a valorizar a Palavra de Deus."
Pense agora: "O quê pode ser mais valioso do que a palavra de Deus ?"
Tudo aquilo que nós precisamos, Deus tem e deseja que tenhamos.
A nós, basta  aceitar o que Ele nos oferece...

Reflexão!

 “Senhor, ilumina o meu ser, fortalece a minha meditação.
Que eu possa compreender o mundo, as pessoas.
Que não me falte nunca a mensagem da verdade e da vida.
Que meus pensamentos se concentrem na justiça e na paz.
Que minhas mãos estejam sempre a serviço do próximo.
Que minha inteligência seja plena na busca do equilíbrio e da compreensão.
Que minha fala, linguagem sejam de absoluta fidelidade no meu pensamento.
Que os meus atos no cenário da vida sejam dignos.
Que meus ouvidos permaneçam na freqüência do Evangelho do amor.
Que meus olhos enxerguem toda a diversidade, sem provocar revoltas no meu ser.
Que meus pés suportem toda a caminhada todo o exercício na busca do bem.
Que eu saiba aceitar a vitória e a derrota com a mesma serenidade.
Que minha vontade, meus desejos, sejam sempre a representação do possível no bem.
Que eu possa compreender em cada ato de minha vida
Que não me falte paciência, coragem, humildade, lealdade para viver como homem.
Que eu possa pensar, enxergar, sentir, falar, querer sem condenar meus irmãos.
Que eu possa compreender e agradecer sempre todas as oportunidades da vida.
Que nem a riqueza nem a pobreza me destruam a alegria e a paz de espírito.
Que todos os dias, a cada segundo, meu ser faça identidade pelo exercício do amor com o Criador.
Pai, que eu possa ser sempre serenamente, eu.
Luz… se eu puder compreender que eu possa ser.”

Deus nos ama.

 Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. 
Por isso devemos fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. 
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, orar e agradecer mais vezes. Amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. 
É ser grato, reconhecido, forte, destemido. 
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo.

"Deus Ama Você"

 Toda a alma pertence a Deus
E todo universo é plano Divino.
O ser total nasceu, semelhante
Ao rosto terno, imagem, genuíno.

Deus ama você!
E te criou, a sua face, formosa.
Te traçou em forma de anjo;
Com linhas curvas e harmoniosas.

Aptidão, desembaraço e perfeição.
Fez com formas de caráter e religião.
Suavidade, simplicidade e complacência.
A tenuidade, veracidade, numa só essência.

Tudo e ainda, me falta dizer...
Que é por ser dele, que és assim.
Porque a vida; Deus é o teu ser.
E a eternidade, Jesus vos dá e nos dará...
A todos nós o reino eterno sem fim...

Autoria: Joel 'A. Campos 

Depende de nós!

  Acreditar não é o mesmo que crer.
Acreditar não implica 
em comprometimento
Crer é entregar a vida a Deus... 
Pegue um microscópio...
Olhe a palma de sua mão...
Você vai se espantar,
ficará horrorizado...
Há milhões de bichinhos
caminhando sobre ela...
Do mesmo modo,
à nossa volta,
existem seres invisíveis,
que agem no nosso falar
e no nosso pensar...
Depende de nós...
podem ser anjos...
ou demônios...
Precisamos buscar mais
a presença de Deus
Falar e calar...
Escutar sua resposta
E saber interpretá-la...
Uma folha que se move,
o sol, o vento,
o campo florido,
nos falam de Deus
num silencioso idioma...
Nesse divino diálogo,
damos uma pausa ao espírito...
Orando,
ouvimos a voz de Deus...
Quantas vezes
fazemos o pensamento voar
além das fronteiras
que os olhos alcançam...
Buscamos a Deus
contemplando o céu...
E acabamos encontrando
onde não procuramos...
Ele está presente em nossa vida...
Bem pertinho...
Ele está dentro de nós...
Maria José ZanniTauil

Felipe disse a Jesus: Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós... - Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você diz: "Mostra-nos o Pai?" João 14:8.9

"Eu e O Pai somos Um"

 Senhor, tu estás no Pai...
O Pai está em ti...
São os mistérios da fé...
Se Felipe estava ao teu lado
e teve dúvidas,
Tomé, ao teu lado,
precisou apalpar teus ferimentos,
eu...
ser humano limitado,
tenho dúvidas...
Perdoe, Pai!
Quantas vezes sinto tua presença,
principalmente,
nos momentos de angústia...
Quantas vezes, 
a dúvida
sombreou minha mente...
Mas tua palavra diz,
nem uma só folha cai,
sem que seja
da tua vontade...
Portanto,
chego à conclusão
que a dúvida
também faz parte
da tua vontade...
Falo contigo, Jesus,
como se fosse o Pai...
Falo com o Pai,
como se fosse Jesus...
Estarei eu errada?...

"FILHA AMADA,
EU E O PAI, SOMOS UM"...
Maria José Zanni Tauil

Justiça de Pai...

 Senhor,
sei que devemos ser co-agentes
do teu projeto...
Lutar por uma sociedade
fundamentada no direito...
na justiça...
na igualdade...
Sinto-me tão longe desse projeto,Pai...
Quantas vezes ajudo alguém
para desencargo de consciência
e não como ato de sincera piedade!
Como é difícil exercitar
o amor ao próximo,
como pediste...
Hoje, olhamos com desconfiança
os que se aproximam,
os que nos abordam...
Perdoe, Pai!
Entendo porque, às vezes, 
minha luz não brilha,
meus ferimentos 
não saram...
Como apelar para a tua justiça,
se não sou capaz de praticá-la?
Mas tu és PAI...
E que PAI MARAVILHOSO és!
Mesmo tão longe de ser
uma centelha do que desejas,
quando clamo por socorro,
sinto logo tua presença
ao meu lado!...
Obrigada, Pai!
Eu te amo!
Maria José Zanini Tauil

Meu Jardim interior!

 Um dia, alguém colocou
um galho cheio de espinhos
no meu caminho...
Sofri...
Machuquei-me...
Perdi a auto-estima...
Impossível evitar as feridas...

Plantei esse galho
no meu jardim interior.
O galho murchou
e à sua volta,
muito capim,
muita erva daninha...

Mas os espinhos,
vivos permaneceram...
Continuaram ferindo-me a alma...
Muitos anos depois,
o galho brotou
mostrando que não morrera...
E vieram folhas...
E quantas rosas vieram
alegrar o meu jardim!

Fiz questão de escolher
o mais belo dos botões
para retribuir o presente
do galho cheio de espinhos...
Enviei junto
o melhor dos meus sorrisos...

Meu jardim interior
não deixará de florir...
O sofrimento maltrata,
mas, hoje, cultivo flores...
Tento esquecer as cicatrizes
que os espinhos deixaram...
Quando olhá-las, lembrarei...
Mas já não doem mais...
Encaro a dor como
trampolim para a felicidade

Ser feliz exige luta.
Se ganhamos um limão,
façamos a limonada...
Se só temos um ovo,
um omelete gostoso...
Façamos do sorriso
um compromisso
com o próximo...

Tenhamos em Deus
o nosso melhor amigo
Contemos com ELE,
sem desespero...
Na certeza plena
    de que nunca nos falta...

Após a tempestade,
o sol surge, deslumbrante
O inverno não é eterno
Um dia, chega a primavera
enchendo nossa vida
de cores e flores...
     Nunca é tarde para ser feliz...

Autora:Maria José Zanini Tauil

Ninguém vive sem um ideal...

 Muitos trabalham para sobreviver,
nada mais...
Comer, vestir, calçar...
A sociedade está enferma
Há profunda insatisfação
com todo o conforto,
com todo o progresso...
O homem não encontra a resposta
que o seu coração procura...
Não usufrui de tudo
que o dinheiro propicia...
Trabalha...
Armazena...
Movimenta...
Mas isso não lhe basta...
O vazio não lhe sai da alma
Eis o segredo: ter um ideal
Ter ideal é ter razão de viver...
Se você perdeu sua estrela,
procure recuperá-la
Nunca é tarde para se lançar ao mar,
deixar seu barco navegar...
Mesmo que desconheça
o porto onde vai ancorar...
Assim como a formiga
começa do nada
após a tempestade,
através do fracasso,
você pode alcançar
um futuro mais risonho...
Quando não se constrói
a casa na rocha,
ela não tem solidez...
Se na argamassa da construção
misturamos as águas da ambição
e não convidamos
DEUS
para arquiteto auxiliar,
o individualismo,
o egoísmo,
fazem a casa se esfacelar...
O trabalho é significativo
se fazemos dele ofertório...
O milagre de existir
acontece
porque
DEUS
nos vocacionou
a sermos continuadores
de sua obra...
O enfado, a depressão,
vêm da falta de fé...
É preciso sentir
a presença do Pai,
estimulando...incentivando
na continuação da construção
do nosso ideal...
Só a oração pode neutralizar
as toxinas do egoísmo...
Só a oração constante
para
reabastecer-nos
de
DEUS!
Autora:Maria José Zanini Taui

"O Difícil Caminho do Perdão".

 Entrei por uma sinuosa estrada,
a estrada do perdão.
Alma dolorida...
coração sangrando,
aberto em feridas...
Não me atemorizei com as dificuldades,
deixei para trás as placas de advertência
Perigo!
Cuidado!
Atenção!
Corri atrás do que julgava perdido,
Deus dá as forças...
Se aceitar é gesto heróico
e não aceitar é gesto humano,
O Espírito me diz:
"Seja heroína"...
Enfrento as tempestades,
que me encharcam a alma,

o sol ardente,que resseca minha pele,
o pneu vazio,
o calor,
a fome,
o frio...
Entre tantos caminhos,que surgiram de repente,à minha frente,foi esse
o que escolhi...Derrubei barreiras,encontrei atalhos,comi muita poeira,
ainda arde a garganta,falta-me a voz...
A lágrima ainda se faz presente,mas meu combustível não acabou...
Segui em frente,bem certa do que pretendia,
as feridas cicatrizarão um dia...
Por fim,cheguei ao final do caminho...
Encontrei ali, o que Deus reservou para mim:
REENCONTREI VOCÊ!
Autora:Maria José Zanini Taui

O Poder da Palavra...






  A palavra pode ser oração poderosa
pode ser o próprio Deus
que se manifesta em ti...
Tua palavra também tem o poder do Criador,
portanto, cuidado com o que proferires,
só fale positivamente,
para que tua palavra
produza a realidade almejada...
Quem fala mal, colhe o mal
Quem faz o bem, colhe o bem
Tudo que falas,
tudo que pensas,
o que desejas ao outro
retorna a ti,
multiplicado...
É a infalível lei do retorno
O bem que crias em tua mente,
acontece em ti...
"Não julgueis e não sereis julgados"
"Com a medida com que medirdes
serás medidos"
Se creres na realização da tua palavra
ela será uma oração atendida...
Se tua palavra é de dúvida,
tua oração é contrária e oposta...
Quando a oração não vai
além dos lábios,
nada acontece...
Ter fé é crer firmemente
que Deus,
que habita teu íntimo,
é a própria realização
da tua palavra!...

Autora:Maria José Zanini Tauil