4 de janeiro de 2020

Versículo do dia:

"É Ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades"
(SALMOS 103:3)

DEUS SÓ USA PESSOAS OCUPADAS!

A Bíblia está repleta de exemplos de homens que foram chamados para fazerem uma obra para Deus, más, o que nos chama atenção é o fato de todos estarem ocupados em suas tarefas do dia-a-dia para manterem suas famílias.
Tanto no Velho quanto no Novo Testamento estes chamados deixam claro que Deus procura por servos que sejam ativos e dispostos a aceitar novos desafios. Vejamos alguns desses exemplos abaixo:
· Noé era agricultor.
· Abraão negociava com gado.
· Moisés pastoreava as ovelhas de seu sogro.
· Gideão enquanto malhava o trigo
· Davi pastoreava as ovelhas da família.
Quando Jesus escolheu seus apóstolos, fez questão de chamar a Simão Pedro que era pescador e estava bastante atarefado depois de uma noite inteira lançando as redes ao mar sem sucesso. Pedro estava na praia limpando as redes de pesca, quando Jesus chegou e pediu para entrar no seu barco para falar da praia a uma multidão que O seguia.
Pedro, André, Tiago e João eram pescadores e estavam ocupados quando Jesus os chamou para serem “pescadores de homens”.
Mateus era publicano, um tipo nada simpático nos tempos de Jesus. Era um coletor de impostos (um funcionário público graduado) e estava sentado na coletoria quando Jesus passou, chamou Mateus (ou Levi) e ele simplesmente se levantou e seguiu a Jesus.
São muitos os exemplos. Já no Livro de Atos dos Apóstolos. Filipe estava muito ocupado, indo de aldeia em aldeia dos samaritanos, pregando o evangelho, quando o anjo do Senhor, chamou Filipe de lado e disse: “Levanta-te, e vai para o lado do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. ” (Atos 8:26).
Filipe estava ocupadíssimo, mas o anjo do Senhor mandou Filipe largar tudo e ir para uma estrada deserta. Talvez se fosse um de nós Filipe teria arrazoado da utilidade disso, afinal ele estava trabalhando e o Senhor o manda para uma estrada deserta? Mas ele foi e quando chegou lá havia uma carruagem com um homem importante dentro dela. Era um eunuco etíope, tesoureiro da Rainha Candace e o Espírito Santo mandou Filipe correr ao lado do carro.
Filipe ouviu que o homem lia o Profeta Isaías e perguntou se ele entendia o que lia. Daí em diante Filipe entrou no carro, conversou com o etíope, pregou o evangelho a ele, o homem se converteu, foi batizado e Filipe voltou a pregar nas cidades até chegar à Cesaréia.

O fato é que Deus sempre escolhe pessoas ocupadas para pregar o Evangelho e sabe por quê? Porque pessoas ocupadas são comprometidas, são diligentes, não têm tempo a perder e o Evangelho de Jesus é muito urgente para ficar em mãos que podem fazer a obra de Deus “uma hora dessas”, ou amanhã, ou “quando der”.


O QUE DEUS QUER DE NÓS?

Teólogos e filósofos debatem essa pergunta por séculos. Uma grande parte dos cristãos crê que existe uma lista personalizada, dada por Deus, que serve como uma espécie de guia de como agrada-lo.Também se entende que essa lista imaginária é bastante flexível, podendo variar não só no seu tamanho, como também na sua rigidez.Por exemplo, para alguns, deve-se ir à igreja pelo menos duas vezes por semana, enquanto para outros, apenas em ocasiões especiais, e ainda para outros, congregar nem consta nesta lista.Essa mesma flexibilidade é também observada nas ofertas, leitura da bíblia, oração, músicas, entretenimentos… etc. Cada um possui a sua lista e cada um procura fazer o seu melhor para obedece-la. Se algo nessa lista começa a incomodar, basta edita-la até que fique aceitável, pois, como já disse, tudo isso é adaptável.
Obviamente a implicação é que se a lista é flexível, se os seus itens são adaptáveis à conveniência de cada um, o autor dessa lista, Deus, também o é.
Essa introdução apresenta uma triste realidade. Vemos aí a situação absurda em que tantos dos nossos irmãos se encontram.
O fato é que essa lista imaginária tem como autor não o Senhor, mas sim o próprio homem. Esse deus tão popular no mundo cristão não é o Deus das escrituras, mas sim uma figura de ficção, inventada para aplacar a consciência do pecador não arrependido. A realidade é que, não querendo mudar, eles insistem que Deus mudou; na prática, vivem e ensinam o conceito de um criador sem qualquer respaldo bíblico. Pregam um deus que não possui desejo próprio e que aceita qualquer coisa que as suas criaturas queiram oferecer. Tudo é bem-vindo, tudo é recebido com gratidão. Desde que seja dado “de coração”, tudo é aceito com alegria por esse deus que não existe.
A ideia de que o Criador é um Deus que entende a situação e as preferências das suas criaturas; a ideia de que o Senhor apenas quer o melhor que temos a oferecer, não é uma ideia nova, mas na realidade sempre existiu. Um dos primeiros seres humanos, Caim, já possuía a sua lista imaginária quanto àquilo que Deus queria dele. Quando chegou o dia de trazer a sua oferta ao Senhor, ele apresentou aquilo que imaginou agradar a Deus (Gn 4:3); trouxe o fruto do seu suor, ele ofereceu o fruto da terra... o seu melhor. Caim ofertou aquilo que o seu coração determinou, mas o Senhor o recusou (Gn 4:5).
Irmãos, o verdadeiro servo de Deus; aquele que realmente O ama, está continuamente procurando obedecer ao Senhor em absolutamente tudo (Jo 14:15). O servo fiel mantém o seu ouvido atento à voz do seu querido Mestre. A maior alegria do seu coração é quando o Senhor lhe pede por algo, pois, dessa forma pode agradar ao seu amado Criador; não oferecendo aquilo que o coração determina, mas exatamente o que foi pedido (Mt 24:45-47).Esse é o seu prazer, esse é o seu foco.
Amados, o Senhor não se interessa pelo seu melhor. O Senhor não procura uma boa parte do seu tempo; uma boa parte do seu dinheiro; uma boa parte do seu coração; uma boa parte do seu amor. Isso porque a nossa salvação não custou o melhor que Deus tinha; o preço pago por mim e por você não foi uma boa parte do que Deus possuía. Em Jesus, Deus entregou a Si próprio; em Cristo, o Senhor sacrificou tudo (Ro 11:35; Ro 5:10; Jo 10:30). O que Deus quer de nós? Tudo aquilo que temos e somos (Mt 22:37). Aquele que imagina que Deus aceita qualquer coisa que não seja o nosso todo, está adorando a um outro deus. Queridos, já se aproxima o dia. Triste será o fim dos indecisos. Espero te ver no céu. —Markus DaSilva.
"Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." Josué 1:9
Pensamento: Ao mesmo tempo em que estas palavras foram faladas a Josué, quando ocupou o lugar de Moisés, elas também se aplicam a nós. Pare um pouco e leia Salmo 139 em voz alta e veja que a promessa de Deus de ser conosco é para todos que o invocam. Ouça as palavras de Jesus em Mateus 28:18-20, quando promete aos seus discípulos que estaria com eles “todos os dias, até à consumação do século”. Lembre-se da promessa de Deus, reiterada de uma bênção do Antigo Testamento, em Hebreus 13:5, “Nunca te deixarei, jamais te abandonarei!” Sejamos fortes; nosso Deus, nosso Pai, nosso Pastor está sempre perto, mesmo quando não parece. Não podemos ir a lugar algum, sem sua presença próxima de nós, e em nós, Não estamos sozinhos. Não precisamos ter medo. De fato, nem mesmo a morte pode nos separar do seu amor. (Romanos 8:35-39)

“Mɑs sou eu, eu mesmo, que ɑpɑgo os seus pecɑdos por ɑmor de mim, e que nuncɑ mɑis se lembrɑ deles." (Isɑíɑs 43:25)

Que somos imperfeitos e fɑlhos.
Isso todos nós jά sɑbemos!
Mɑs o que ὰs vezes esquecemos é que Deus é mɑrɑvilhoso e sempre nos concede umɑ segundɑ chɑnce! Que Ele nα̃o é como ɑ mɑioriɑ dɑs pessoɑs que julgɑm ou condenɑm os pecɑdos dɑs pessoɑs.
Deus nα̃o ɑpenɑs prepɑrou o resgɑte pɑrɑ nos levɑr de voltɑ pɑrɑ Ele, como tɑmbém é ɑquele que com todɑ delicɑdezɑ cuidɑ tɑmbém de nossɑs feridɑs e dores.
Suɑ formɑ de perdoɑr nα̃o envolve ɑpenɑs esquecer de nossɑs trɑnsgressões e pecɑdos, como tɑmbém nos conceder forçɑ e domínio próprio pɑrɑ nα̃o cɑir neles novɑmente.
E se por ɑcɑso cɑirmos, Ele terά compɑixα̃o e misericórdiɑ do corɑçα̃o quebrɑntɑdo, que se ɑchegɑr buscɑndo perdα̃o e umɑ novɑ oportunidɑde.
Tomɑmos ὰs vezes, escolhɑs e cɑminhos errɑdos, mɑs o que importɑ é se estɑmos ɑrrependidos disso e no Senhor podemos ter ɑ certezɑ dɑ grɑçɑ e do perdα̃o.
Nα̃o tenha medo de contɑr ɑo Senhor o seu pecɑdo, de dizer com sinceridɑde o que tem lhe feito cɑir, mostre suɑs feridɑs e dores, nα̃o mɑscɑre ɑquilo que precisɑ de trɑtɑmento. Pelo contrάrio, sejɑ trɑnspɑrente e exponhɑ todɑ ɑ verdɑde ὰquele que lhe concederά umɑ segundɑ chɑnce.
Ele vɑi te ɑjudɑr ɑ vencer!
"O Senhor é bondoso, cheio de ɑmor, sempre pronto ɑ perdoɑr e sempre ɑjudɑ ɑqueles que o procurɑm.(Sɑlmos 86:5)
Deus te ɑbençoe sempre!

Não importa a distância que você esteja de Deus, pois Ele pode te alcançar e trazer de volta...
















Aquele calor que aquecia seu coração se foi.
Os olhos que antes choravam ao ouvir certos louvores não lacrimejam mais.
Agora evita pensar em Deus e não quer ouvir nada relacionado a Ele. Não consegue mais olhar para Jesus e se sentir bem, pois quando o vê se sente mal por mais que Ele não te condene e nem julgue, mas algo em você sente um desconforto e por isso prefere se manter longe.
Porém, seu mundo desabou e atualmente você dança sobre as ruínas do castelo onde se abrigava quando a chuva vinha. E não há mais esconderijo, não há mais âncora que te prenda ao chão, não há mais lugar secreto... É apenas você e sua vontade de mostrar a todos que está bem. Você e seu instinto de sobrevivência que te leva para onde deve, ir enquanto um vazio vai consumindo sua vida aos poucos.
E conforme vai se afastando, uma estrada sem fim se abre entre você e Deus.
Uma estrada onde a dor corre solta, onde não há abraço e nem beijo na testa, mas um caminho solitário, pois você escolheu andar só para mostrar sua independência e que não precisa de Deus, que só precisa de si e de mais ninguém.
Suas pernas estão cansadas de tanto andar, está se cansando de perseguir objetivos e consumir aquilo que o mundo oferece, pois a paz que você ganha vai embora em pouco tempo. Você está se fatigando à toa, pois não aceita que Deus te leve no colo, não quer que Ele te sustente, pois acha que sem Ele conseguirá chegar ao outro lado e que lá tudo será diferente. Mas é ilusão. Tudo isso que consola seu coração é ilusão.
Não há como satisfazer uma alma que pertence ao céu com aquilo que o mundo dá e, por mais que você não aceite, sua alma não é daqui, ela é de lá.
Sua alma sente saudade de louvar a Deus e chorar aos seus pés. Sua alma sente saudade de sentar nos bancos da igreja e ouvir uma palavra que fala sobre você e que te ajude a ser alguém melhor. Sua alma sente falta de orar ajoelhada ao lado de sua cama e falar sobre seu dia, seus medos infantis, seus sonhos considerados impossíveis.
Sua alma sente saudade do amor que recebia sem merecer, dos cuidados e consolos que o Espírito Santo te dava quando você dizia que não havia ninguém disposto a te estender a mão. Sua alma quer abraçar o Pai, quer ser carregada por Ele, quer receber cura para essas feridas que o mundo causou. Sua alma sente saudade, mas você a está sufocando, dizendo que isso é imaginação, é perda de tempo e não faz sentido.
Mas sua alma quer voltar a acreditar, quer voltar a ter esperança de que o amanhã será melhor porque Cristo vive.
Seu orgulho não quer confessar nada disso e sua imagem não quer transmitir que precisa de Deus, mas você sabe que precisa, você acredita que Ele existe e que é o seu Criador. Porém, você está lutando para se convencer de que não precisa Dele, que ficará bem sem as regras que Ele te dava, sem os mandamentos que precisava obedecer e sem a luta constante que havia entre a carne e o Espírito.
Você pode enganar a si e aos outros, mas você não pode mentir para Aquele que sabe e fez todas as coisas.
Ele conhece aquelas partes que você não sabe que existem dentro do teu corpo. Ele que te formou no ventre da tua mãe, Ele que te chamou com um propósito e deu à sua vida um sentido. Eu sei que a dor, decepções, críticas que recebeu de pessoas cristãs, além de as pessoas que te machucaram, os relacionamentos que não deram certo, as portas que se fecharam, os amores que foram embora, tudo isso te esfriou e levou embora a sua fé.
Eu sei que é difícil acreditar que existe mesmo um Deus que é Amor quando você precisa de algo e nada acontece. Quando você ora e o milagre não vem e você chora e não se sente consolada. Mas eu também sei que há coisas ruins que nos acontecem que não poderemos entender aqui e sim só no céu, e que por sermos criaturas pequenas precisamos nos humilhar e confiar no Criador. Pedir para ter fé quando é impossível acreditar Nele e pedir também para Ele não te deixar desistir.
Ele não garante que a vida ao lado Dele será livre de dor e que será só alegria, pois enquanto estivermos no mundo estamos sujeitos a sofrer aflições, mas que Ele estará conosco em cada uma dessas tribulações, nos fortalecendo e curando. Ele sabe que você já tentou voltar e não conseguiu, mas é que você tentou sozinha, você não O chamou, agora Ele quer tentar contigo.
"Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.
Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.
Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me."
(Salmos 51:1-4)

"Irmãos,...

...quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".(Filipenses 3:13-14)
O Ano Novo é um chamado para refletir.
Uma pausa na correria para se avaliar o que foi feito e que não foi feito do ano que se finda.
É a somatória das vitórias e das derrotas acumuladas durante o ano; das tristezas e alegrias; do bem que fizemos; do mal que evitamos fazer…
Das omissões ou das participações; do testemunho que demos ou da falta dele; do quanto oramos ou deixamos de orar; do quanto investimos na obra de Deus (missões) ou do quanto deixamos de investir; do quanto amamos ou deixamos de amar, enfim...
O apóstolo Paulo no seu texto de Filipenses 3:13-14 faz uma(poderíamos dizer)retrospectiva não simplesmente do ano que se encerra, mas sim de sua vida na face da terra.
O assunto do capítulo 3 de Filipenses é a exortação.
É nesse contexto de defesa da fé genuína e da pureza da vida cristã que o apóstolo fala de seus anseios em conhecer intimamente seu Salvador (Fl. 3:8-12). E os versículos 13 e 14 do capítulo 3 seria, então, uma reflexão sobre a vida do apóstolo Paulo no Senhor e
também, podemos tirar, para nós, algumas verdades eternas, como:
❝ Devemos zerar a conta ❞
❝ Olhar para frente ❞
❝ Estabelecer objetivos ❞
❝ Reconhecer a recompensa ❞
Não podemos ser escravos de nosso passado,
a nossa vida é um livro que ainda está sendo
escrito. Cada dia uma oportunidade se apresenta
diante de nós revestida da graça e da
misericórdia do Senhor.
“Pelo prêmio”, vale a pena viver o evangelho,que nos livra do passado, nos dá sentido no presente e ainda nos recompensa no futuro!
Que vivamos "o novo" que Deus nos oferece todos os dias .Deus abençoe a todos!

"SALMOS 121:1-8"

Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.


UM DOS MOTIVOS DE CRISE NAS FAMÍLIAS...

...é por causa da falta de cuidado em relação às companhias: Maridos que deixam as esposas em casa para noitadas com colegas nos bares, esposas que ficam em casa de vizinhas e se esquecem dos afazeres do lar, filhos que se envolvem com más amizades e acabam com a tranquilidade dentro de casa etc.
É claro que devemos ter comunhão com todos, afinal, fazer amigos e amar ao próximo é indispensável para termos uma vida feliz e agradável. No entanto, devemos entender que, nós cristãos, estamos no mundo, mas não somos do mundo. Amamos aqueles que estão ao nosso redor, mas não precisamos fazer tudo que eles fazem!
A Bíblia diz: "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine" (1 Coríntios 6:12).
Deus nos mandou iluminar o mundo com as nossas boas obras, e não nos deixar apagar por ele. Devemos ser exemplos para melhorar o mundo e não um mau testemunho para levá-lo à perdição.
E então?
Você tem tomado cuidado com suas companhias?

28 de Dezembro de 2019.

Vós olhai e não vedes aquele ou aquela que querem buscar verdadeiramente a Deus; muitos dizem que buscam porque vão as Igrejas... Mas vede como não se interessam em buscar o temor do SENHOR.
Mas vós vereis ainda que poucos... Mas aqueles que começarão a buscar a Deus e alguns desses receberão e desejarão servir ao Senhor e os usará para mover os Seus propósitos nas vidas dessas ovelhas perdidas.
E dessa maneira vos prepararas experiências maiores quando COMEÇAREM A MARCHAR de outra maneira, já na obra que vos tem chamado.
Não vos priveis de BUSCAR A DEUS A TODO TEMPO, porque esta é a obra que VOS TEM CONDUZIDO PARA QUE O BUSQUEM E SEJAM CONDUZIDOS A BUSCAREM OUTROS QUE SE ENCONTRAM NO ENGANO E NO SOFRIMENTO.
_Olha como não querem ver!
A Palavra do Senhor foi escrita por seus servos que foram inspirados e usaram as Palavras de DEus e não os seus conceitos ou suas visões, ou suas narrações ou visão de homem (2 Pedro 1:20-21).
Mas foi Deus quem editou e eles registraram ficando aquilo que o Senhor queria para chegar até nós e mesmos os que não querem crer, não podem explicar, porque mesmo assim as Escrituras chegaram a quantidade que chegaram até os dias atuais.
Mesmo que não estejam examinando e praticando já se manifesta o sobrenatural de Deus, para que fique notório que não se trata de uma coletânea de livros ou lenda que sobreviveram ao longo do tempo.
_Mesmo assim não querem ver, inventam e contradizem sendo guiados pelas trevas e perdem os tesouros que o Senhor quer distribuir.
Por isso o Senhor nos ensina: Examinai as Escrituras e conhecerão ao Deus Vivo e receberão a vida eterna.
Que se entenda e pratique para que não edifiquem casa sobre a areia. João 5:39,40; Mateus 7:24-27
A PAZ DO SENHOR JESUS

DE MUDANÇA PARA O CÉU...

“Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1Co 2:9).
...novo céu e da nova terra (Is 65:17; Ap 21:1). Notamos que quanto mais nos distanciamos do mundo, mais perto nos sentimos do céu; mais real se torna a nossa futura residência junto a Jesus… é como se já estivéssemos de mudança.
Pensar, imaginar, falar da sua morada com o Pai é algo importante na vida do cristão. O céu deve ser o seu alvo, deve estar continuamente nos seus pensamentos, nos seus planos. Todas as promessas de Jesus envolvem o futuro lar: “Vou preparar-lhes lugar“ (Jo 14:2); “…recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo” (Mt 25:34). Meditar e conversar sobre o céu é um hábito que fortalece a nossa fé e nos ajuda a entender e a suportar os sofrimentos nesta terra.
Já não existe ambiente para nós aqui neste. A situação no mundo presente está indo de mal a pior (2Tm 3:13). Não se agarre a nada por aqui, pois tudo é usado pelo inimigo para que você crie raízes, e se sinta em casa. Seja luz, seja sal, mas não se apegue, não ame, pois, “aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna. Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará” (Jo 12:25-26). 🕊️👏

OUÇA A VOZ DE DEUS QUE FALA AO TEU CORAÇÃO!

Deus viu quando alguém te machucou, Ele sentiu a sua dor. Ele sabe quem te fez chorar. Ele sabe suas lutas em oculto. Seu "vai tudo bem" quando em secreto tudo está desmoronando. Ele conhece suas renuncias e suas esperas. Ele ouviu quando você em desespero até chegou a pedir um fim, Ele sabia que o que você realmente queria não era o fim, mas receber vitória. Ele viu seu coração angustiado pela falta de algo e por alguém que partiu. Ele sabe quem te humilhou, quem te feriu sem olhar se havia te machucado.
Deus sabe seus sonhos secretos que tens contado a Ele em seu quarto ou recostado em seu travesseiro antes de dormir. Ele viu quando no chuveiro você chorou escondido para ninguém ver suas lágrimas. Ele sabe seu nome, onde você mora, de onde veio, por onde já passou e onde quer chegar.
Não desista não!
Isso não sou eu quem te diz, mas sei que Deus não quer que você desista pois tem tanta coisa bonita para acontecer em sua vida. Não se perca pelo medo, mas se guie pela fé. Não permita que as circunstâncias abalem a sua fé. Não murmure diante dessas circunstâncias, pois isso só irá atrasar sua chegada. Confie naquEle que te guia, tenha fé sobre a palavra do Senhor que nunca falha.
Sei que não é fácil, que seus pés podem estar cansados, sua alma abatida e seu coração aflito, mas continue confiando. Deus tem uma razão para todas coisas, nada em nossa vida é acaso, mas um plano maior para nos abençoar.
Deus sempre será o descanso para a sua alma, paz para o seu coração, a força para suas lutas e a razão para sempre continuar acreditando que se Deus é por você, ninguém poderá ser contra. Porque o que prevalece em sua vida é a presença de Deus, seu amor, proteção e sua vontade.
Sem luta não haverá vitória, sem sacrifício e esforço não haverá recompensa. Quem lutar será vitorioso, quem esperar será surpreendido e quem confia em Deus jamais será envergonhado ou esquecido.
Creia que Deus te ama de uma forma tão linda que tem te sustentado e te colocará em lugar de honra.
Ei, vai dar tudo certo!
LIBERE O PERDÃO...PQ AS DECEPÇÕES VEM PARA NOS PROVAR...E PROVAR SE REALMENTE TEMOS O VERDADEIRO AMOR DE CRISTO DENTRO DE NÓS.
⚠️VAI DAR TUDO CERTO⚠️

Saiba disto:

"Nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. "Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes" (2 Timóteo 3:1-5).