27 de janeiro de 2012

Muitas pessoas foram transformadas pelo amor de Deus ao longo da história, sendo completamente impactadas por um “Louco Amor”, amor que excede a compreensão humana. Ainda hoje, Deus continua chamando á humanidade a conhecer este Louco Amor, a ter experiências com este amor, de tal forma que ele invada o seu ser e te conquiste por inteiro. 

Louco = “Quem perdeu a razão, que têm um comportamento absurdo, exagerado que contraria o senso comum”. Observemos que o termo “Louco” é algo extremamente contrariante, marcante, etc.

Você seria louco o suficiente a ponto de dar a vida de seu filho por um pecador (criminoso, adúldero, mentiroso, assasino, etc.)? Não conhecemos nenhum ser humano que chegue a esse ponto, nao é verdade?

O que aconteceu nas seis horas daquela sexta-feira a dois mil anos atrás foi a demonstração desse Louco Amor! Pois não foi um ato normal de um ser humano em sã consciência que fez Jesus subir até aquela cruz, só poderia ser uma loucura total para que alguém fizesse o que Ele fez, só poderia ser movido por um Louco Amor! Que amor é esse? 

Ao contrario do que imaginamos amor não é um “sentimento” “sentir + momento”, pois o termo traz a junção destas duas palavras que não condiz com a realidade exposta aqui. Amar está muito mais relacionado á escolhas do que á sentimentos.

Deus entregou Jesus á morte por sua criatura caída pelo pecado pelo fato de amá-la incondicionalmente. O que Cristo demonstrou não foi impelido por sentimentos, más por escolhas. Jesus toma uma atitude diante da realidade pecaminosa em que se encontrava a humanidade e vemos que ele é induzido sim por esta escolha, a escolha de amar, esta escolha se torna um comportamento absurdo que contraria o senso comum humano, pois o Criador na esperança de salvar sua criatura se entrega através de uma demonstração pública de amor. O Louco Amor de Deus por nós, foi induzido através desta escolha.
Se você pensar bem, vai perceber que é loucura! É loucura que o Deus do universo, o criador do nitrogênio e das árvores, da galáxia e das notas musicais, nos ame de um jeito tão radical e incondicional. E como reagimos? Vamos à igreja aos domingos, cantamos louvores, tentamos não falar palavrão, lemos a Bíblia às vezes e achamos que isto basta. Podemos não perceber, mas há algo errado. 

Algo no fundo do seu coração anseia para se libertar das aparências? Você está faminto por uma fé autêntica? Até que ponto você poderá ter um Louco Amor por Aquele que deu seu Filho por você?

A resposta que Deus quer não é simplesmente que você se esforce mais naquela lista de “faça e não faça”, mas é que você se apaixone loucamente por Ele. Quando você encontrar este Louco Amor, você nunca mais será o mesmo. Porque quando você está loucamente apaixonado por alguém, tudo muda! Não é verdade? 

Você seria capaz de amar “loucamente” Aquele que te amou primeiro?



“Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado.Romanos 5:8
Pastor Elcy França 

Após a luta contra seus inimigos, no templo, ia Jesus se retirando com seus discípulos, na tarde de terça-feira, quando um deles referiu-se à grandeza das pedras do templo (Mateus 24:1). Jesus profetizou que viria, o dia em que não ficaria daquela construção pedra sobre pedra, e seguiu para o Monte das Oliveiras. Lá, os discípulos perguntaram-lhe quando se daria aquela previsão, e também quando se daria a volta de Jesus e o fim do mundo. Em resposta a essas perguntas foi que Jesus proferiu o chamado 'Sermão Escatológico', em que anuncia paralelamente a destruição de Jerusalém e a sua volta e consumação do reino de Deus.
-Jesus anuncia os sinais que precederão sua volta - Mateus 24
1) E, QUANDO Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.
2) Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.
3) E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
4) E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane
5) Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo e enganarão a muitos.
6) E ouvireis de guerras e de rumores de guerras olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
7) Porquanto se levantará nação contra nação e reino contra reino, e haverá fomes e pestes, e terremotos, em vários lugares.
8) Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
9) Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome.
10) Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão,
11) E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
12) E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
13) Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
  1. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.
  2. Os discípulos associavam a destruição de Jerusalém com a volta de Jesus e o fim do mundo, daí sua pergunta do verso 3 do capítulo 24 de Mateus: 'Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?'  Dessa forma seriam facilmente enganados por falsos profetas e falsos cristos. Por isso, Jesus os advertiu. De fato, no período entre a ressurreição de Jesus e a destruição de Jerusalém, ocorrida no ano 70 d. C., surgiram vários enganadores dizendo-se o Messias. Para que os discípulos não se enganassem, falou Jesus sobre os sinais que haveriam de preceder sua vinda. Buscando a ajuda de outros textos que também tratam dessa previsão, podemos resumí-los da seguinte maneira:
1) Surgimento de falsos profetas: 'E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos (Mateus 24:11)';
2) Guerras e rumores de guerras: 'E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e terremotos, em vários lugares (Mateus 24:6,7)'. Isto é, guerras de fato e murmurações, notícias e expectativas de guerras. O mundo de nossos dias vive, literalmente, 'ruminando guerras;
3) Terremotos: ' Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares (Mateus 24:7). Sempre houve terremotos, mas os últimos tem sido aterradores;
4) Fome: ' Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares (Mateus 24:7). A fome está assolando vastas áreas do mundo, como avalanche que ninguém consegue deter;
5) Multiplicação da iniquidade: 'E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará (Mateus 24:12)'. A multiplicação da iniquidade chegará a tal ponto que o amor de muitos se esfriará. Ocorre isso em nossos dias: a família se deteriora; o sexo torna-se o deus do mundo; a ganância não se contém; a crueldade assume proporções incríveis;
6) O sinal infalível e final - o evangelho atingindo todos os cantos e recantos do mundo: 'E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim (Mateus 24:14)';
Além dessas previsões, convém lembrar a previsão do Profeta Daniel:
7) 'A ciência se multiplicará (Daniel 12:4)'.
-Esclarecimentos de Jesus sobre sua vinda - Mateus 24
15) Quando pois virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo quem lê, atenda
16) Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes
17) E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa
18) E quem estiver no campo não volte atrás a buscar os seus vestidos.
19) Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
20) E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado
21) Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
22) E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
23) Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito
24) Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
25) Eis que eu vo-lo tenho predito.
26) Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais Eis que ele está no interior da casa, não acrediteis.
27) Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem.
28) Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.
29) E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu e as potências dos céus serão abaladas.
30) Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do Homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
31) E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus
Esse texto responde-nos três perguntas sobre a volta de Jesus: 1) quando se dará; 2) como se dará; 3) o que acontecerá quando ele vier.
1. Quando voltará Jesus?
Ele mesmo não sabia, e declarou certa vez que só o Pai era sabedor do dia e da hora de sua volta. Mas além de nos ter advertido, revelando-nos os sinais que precederão sua vinda, acrescentou que virá repentinamente. É isso que significa o exemplo do raio,  usado por Jesus.
2. Como virá Jesus?
Em Mateus 24:30 lê-se que virá nas nuvens, com poder e grande glória, cercado de muitos de seus anjos. Sua vinda será tão gloriosa que todo o olho o verá: '  Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém (Apocalipse 1:7)';Virá sentado num trono branco: ' E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu e não se achou lugar para eles (Apocalipse 20:11)';
Haverá um abalo estupendo, estrondoso na natureza. Coisas estranhas acontecerão: o sol escurecerá, a lua não brilhará, e as estrelas cairão. Em meio às trevas e ao cataclisma, brilhará uma fulgurante luz - a estrela da manhã, o sinal do Filho - que crescerá, mais e mais, ofuscando os olhos, ao som dos clarins dos anjos.
3. Que fará Jesus quando vier?
A) Ressuscitará os mortos, mandará os anjos por toda a terra a reunir os escolhidos: 'E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus (Mateus 24:31)';
B) Estabelecerá o juízo final: Leia Mateus Capítulo 25 e Apocalipse Capítulo 21.
Advertência de Jesus sobre o futuro - Mateus 24
32) Aprendei pois esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.
33) Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo às portas.
34) Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.
35) O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
36) Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai.
37) E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem.
38) Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
39) E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, _ assim será também a vinda do Filho do Homem.
40) Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro
41) Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.
42) Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor
43) Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.
44) Por isso, estai vós apercebidos também porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis.
45) Quem é pois o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
46) Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim.
47) Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
48) Porém, se aquele mau servo disser consigo: O meu senhor tarde virá
49) E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os temulentos,
50) Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
51) E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas ali haverá pranto e ranger de dentes
Jesus mandou-nos estar vigilantes em virtude de não sabermos com certeza o dia de sua volta. Sua exortação está em três imperativos: 'olhai, vigiai e orai'.
É preciso que o crente esteja olhando, isto é observando, vendo, enxergando, discernindo os sinais na História; é preciso que o crente esteja como sentinela, com atenção desperta e aguçada, sondando os horizontes; é preciso que o crente esteja orando, para que tenha a sabedoria necessária para discernir os tempos, e para poder vencer o pecado, mantendo-se em santidade. Resumindo, devemos vigiar como aquele servo cujo senhor viajou sem avisar-lhe quando valtaria.
Conclusão
Os sinais preditos por Jesus como anunciadores de sua volta estão se acumulando e adquirindo intensidade. Tudo leva a crer que estamos próximos da segunda 'plenitude dos tempos'. Por isso, reafirmemos nossa fé e intensifiquemos nosso testemunho.
Mais do que nunca, precisamos buscar a face de Deus para um avivamento. Só assim tomaremos consciência da glória que está para se derramar sobre nós; só assim reconheceremos a urgência da proclamação da mensagem; só assim baniremos de nossas vidas o pecado, e estaremos prontos para receber o Senhor.
Jesus virá repentinamente. Não se impressionem, pois, os crentes, com os falsos profetas (hereges, enganadores, mensageiros de satanás),  que de quando em quando anunciam o fim do mundo. Nem mesmo Jesus sabia quando haveria de voltar. Logo, ninguém poderá sabê-lo. Só Deus é sabedor do dia e da hora da volta de Jesus.
Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo (Marcos 13:33)'. Se Jesus viesse agora, como nos encontraria? Em que ocupamos nossa vida? Que prende a nossa atenção? Por que objetivos estamos lutando? Como estamos empregando os talentos? Que lugar ocupa em nossa vida a oração e a leitura da Palavra? Que obras estamos fazendo para sua glorificação? Que esforço estamos fazendo para priorizar, agilizar e  alargar a obra de missões que é a principal tarefa da Igreja e o  maior compromisso do povo de Deus? 
Que Deus continue nos ajudando e nos abençoando!
Que a Graça e a Paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo; que o Grande, Eterno, Infinito 
e Sublime Amor de Deus; e que as Consolações, o Conforto, a Comunhão e o Poder 
do Espírito Santo sejam com todo o povo de Deus, hoje, sempre, eternamente! Amém!

4 de janeiro de 2012

Confiar em Deus

O profeta Isaías, ao se referir à grandeza de Deus e à confiança que nEle deve ter o homem, diz:


“Os que esperam no Senhor, adquirirão sempre novas forças, tomarão asas como de águia, correrão e não fatigarão, andarão e não desfalecerão.” Isaías 40:31 


É muito singular que o Profeta compare os que confiam no Senhor às águias. É que elas têm uma forma toda especial de enfrentar as tempestades. Quando se aproxima uma tempestade as águias abrem suas asas, capazes de voar a uma velocidade de até noventa quilômetros por hora, e enfrentam a tormenta. Elas sabem que acima das nuvens escuras e das descargas elétricas, brilha o sol.
Nessa luta terrível elas podem perder penas, podem se ferir, mas não temem e seguem em frente. Depois, enquanto todo mundo fica às escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima. Confiança que traduz certeza é o seu lema. Para além da tormenta, brilha o sol, e o sol elas buscam.


Na morte, as águias também dão excelente lição de confiança. Como todos os seres vivos, elas também morrem um dia. Contudo, alguma vez você já se deparou com o cadáver de uma águia? É possível que já tenha visto o de uma galinha, de um cachorro, de um pombo. Quem sabe até de um bicho do mato nessas extensas estradas de reserva ecológica. Mas, com certeza nunca encontrou um cadáver de águia.
Sabe por quê? Porque quando elas sentem que chegou a hora de partir, não se lamentam nem ficam com medo. Localizam o pico de uma montanha inatingível, usam as últimas forças de seu corpo cansado e voam naquela direção. E lá esperam, resignadamente, o momento final. Até para morrer, as águias são extraordinárias.


Quando, por ventura, você se deparar com um momento difícil, em que as crises aparecem gerando outras crises, não admita que o desânimo se aposse das suas energias. Eleve-se acima da tempestade, através da oração. Pense que Deus é o autor e o sustentador de todo o bem. Pequenos dissabores que estejam atingindo você são convites a reexame dos empecilhos que enchem a estrada da sua vida.


Discórdia é problema que está pedindo ação pacificadora. Desarmonias domésticas são exigência de mais serviço aos familiares. Doença é processo de recuperação da verdadeira saúde. Até mesmo a presença da morte não significa outra coisa senão renovação, e mais vida.


Pense nisso:
Sempre que as aflições visitem seu lar em forma de enfermidade ou tristeza, humilhação ou desastre, não se entregue ao desalento.
Recorde que, se você procura pelo socorro de Deus, o socorro de Deus também está procurando alcançar você!
Se a tranqüilidade parece demorar um pouco, persevere na esperança, lembrando que o amparo de Deus está oculto ou vem vindo.